sábado, 9 de agosto de 2014

Ontem, troquei uma ideia com um casal de amigos meus. Brancos. E ouvi algo que me chamou a atenção. O João me disse algo que me deu um clique. Ele barrou um aluno, negro, por estar sem a farda. Na camisa que o aluno estava, tinha escrito "100% negão", o aluno pensou que aquilo fosse uma forma de preconceito, João disse que não, mas o aluno continuou insistindo, dizendo que ele era racista por ser branco. João se irritou por ser alemão e disse, que se fosse ele com uma camiseta escrita '100% branco', aquilo seria visto como uma forma de preconceito. Então levou o  aluno a secretaria e repetiu o ocorrido, e explicou que o aluno não poderia entrar por não estar de farda, enquanto o restante dos alunos estivessem de farda. Mas enfim, o que achei interessante foi o fato de que, quando exaltamos a cor negra, o legado africano, não percebemo, principalmente no Brasil, que somos de forte e diferente etnias,que há outras pessoas que também exaltam sua cor, tem orgulho dela, por que só nós exaltamos nossa cor  ? Por que será tido como racismo se um branco estiver com uma camiseta '100% branco". Não somos 100% nada, sou filha de índio com uma filha de mãe branca(minha avó) e pai negro(meu avô). Temos sangue misturado. Então se orgulhar de sua cor não deveria ser tido como preconceito, claro, ocorrem situações que sim, é preconceito, racismo, mas se for assim, até eu que sou apaixonada pela cor negra, quando disser isso, estarei sendo racista, menosprezando a cor branca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário